Logo

SANDRA RESENDE
Podóloga - Reflexologista

Unha EncravadaUnha encravada (Onicocriptose)

A unha encravada nos pés é uma das queixas ungueais mais freqüentes. Ocorre principalmente no hálux (dedão), onde há um crescimento excessivo da unha para dentro da prega ungueal, levando a esta afecção inflamatória e dolorosa. A margem lateral da unha atua como corpo estranho e pode causar exuberante tecido de granulação (carne esponjosa).

Nos casos simples há uma formação da lâmina em forma de cripta.

Nos casos mais graves em geral a presença de espícula (pedaço de unha) penetrando na prega ungueal levando a um quadro de infecção com formação de granuloma piogênico (carne esponjosa).Unha Encravada

São causadas por pressão de calçados apertados ou de bico fino, excesso de peso ou uma forma  incorreta de cortar as unhas, fatores mecânicos, traumas.

Esse incômodo pode ser resolvido com um tratamento pelo podólogo à base de um corte de unha adequado, utilizando instrumentos cortantes esterilizados e descartáveis. Não é usado anestésico injetável, mas o podólogo faz uso de emolientes e técnicas especializadas que diminuem o risco de dor.

Após o procedimento de retirada da espícula é feito curativos até a total cicatrização com anteparos de algodão, cimento cirúrgico ocluídos com gase tubolar, sulfato de neomicina, fibra de alginato de cálcio. Também é necessário um acompanhamento do crescimento da lâmina ungueal até a borda livre para que não volte a encravar.

 

 

Todos os Direiros Reservados ®